
Fonte: enquete Jovem Pan
Para a coluna desta semana fiz uma enquete cujos resultados, apesar de esperados, levou a uma situação que deveria envergonhar prefeitos, vereadores e secretários.
86% das pessoas responderam que as nossas cidades não estão preparadas apara acolher as crianças, sendo inadequadas à socialização e ao desenvolvimento infantil saudável a partir da brincadeira. Está tudo errado.
Em coluna anterior, comentei que as cidades são planejadas sob a ótica dos adultos e para atender as necessidades dos adultos do gênero masculino, jovens, sem deficiências e que se locomovem predominantemente por meio do automóvel particular. São motoristas que veem a cidade pela janela do carro preferencialmente com o vidro fechado e ar-condicionado ligado. E sempre com pressa, muita pressa.
Parecem os comportamentos dos nossos políticos, não é? de dentro do carrão com ar-condicionado, sonham com Miami, com Disney, nem sei. Só não sonham com a cidade onde moram e deveriam transformar. Afinal, a vida em shoppings, clubes, restaurantes e condomínios não se mistura com a vida da gente comum. Crianças? só aquelas que estão ao meu redor… O resultado encontra-se nas cidades fragmentadas por quilômetros e mais quilômetros de vias de alta velocidade, calçadas estreitíssimas, semáforos cujo tempo de travessia despreza a velocidade daqueles que tem locomoção reduzida como crianças, estacionamentos em vias públicas e locais para onde as crianças estão autorizadas a brincar: playgrounds em pracinhas, parques e algumas instituições.
Deu, né? que nossos votos, construam cidades melhores.
#desenvolvimento#infantil#cidades#brincar#jovempan#crianças
(desculpem o textão desabafo)