Acessibilidade Universal na produção do espaço urbano contemporâneo: requalificação, envelhecimento e os planos de mobilidade urbana do Grande ABC
Resumo Executivo
Esta Nota Técnica apresenta critérios de adaptação das cidades contemporâneas ao processo de envelhecimento da população a partir da adoção de princípios de planejamento da mobilidade urbana com ênfase na acessibilidade universal sob a ótica das discussões que envolvem questões da agenda urbana internacional. Descreve as alterações promovidas nos planos diretores a partir da instituição do Estatuto das Cidades e os impactos sobre o grupo identificado como idoso pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Levanta questões sobre mudança de paradigma nos processos de produção e gestão pública dos espaços urbanos ao incluir as populações vulneráveis e mostra breve relato do Grande ABC.
Muito feliz por ter um texto escrito em parceria com o arquiteto e Prof. Enio Moro Junior publicado na Revista Cartas que é fruto das discussões realizadas pelo Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Figura 1: O cuidado com a sinalização horizontal e vertical associados à boa manutenção das calçadas é fundamental para a segurança das pessoas. (Foto: autor)
Sou arquiteta e urbanista. Sou curiosa profissional. Gosto de ler, pesquisar, empreender e amo viajar. Sou colunista da Jovem Pan News e do Portal Acesse. Comento sobre cidades. ambientes e acessibilidade do ambiente construído.
Ver todos posts por Helena Degreas